ATA DA QUINQUAGÉSIMA NONA SESSÃO SOLENE DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLA­TIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA LEGISLATURA, EM 14.12.1989.

 


Aos quatorze dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e oitenta e nove reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua Quinquagésima Nona Sessão Solene da Primeira Sessão Legislativa Ordinária da Décima Legislatura, destinada à entrega do Título Honorífico de Cidadão Emérito ao Senhor Sérgio Luiz Worm Sperb, concedido através da Resolução nº 1016/89. Às dezoito horas e dez minutos, constatada a existência de “quorum”, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos da presente Sessão e solicitou aos Líderes de Bancada que conduzissem ao Plenário as autoridades e personalida­des presentes. Compuseram a Mesa: Ver. Valdir Fraga, Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; Sr. Sérgio Luiz Worm Sperb, Homenageado; Ver. Lauro Hagemann, 1º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre; e Ver. Jaques Machado, autor da proposição. A seguir, o Sr. Presidente fez pronunciamento alusivo à solenidade e, após, concedeu a palavra ao Ver . Jaques Machado que, em nome da Casa, expôs os motivos que o levaram a propor esta homenagem, destacando os relevantes serviços que o  Dr. Sérgio Luiz Worm Sperb vem prestando à comunidade gaúcha através do Banco de Olhos, do Projeto Sopão Comunitário, Hospital da Criança Santo Antônio e outras atividades. Após, o Senhor Presidente convidou os presentes a, de pé, assistirem à entrega do Título Honorífico de Cidadão Emérito, pelo Ver. Jaques Machado, ao Dr. Sérgio Luiz Worm Sperb. Em continuidade, o Sr. Presidente concedeu a palavra ao Homenageado, o qual agradeceu a referida homenagem, salientando a importância e o incentivo que tal título confere. Às dezoito horas e vinte minutos, nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente levantou os trabalhos da presente Sessão, convidando as autoridades e personalidades presentes a passarem  ao Gabinete da Presidência e convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Valdir Fraga e secretariados pelo Ver. Lauro Hagemann. Do que eu, Lauro Hagemann, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após ser lida e aprovada, será assinada pelo Senhor Presidente e por mim.          

 

 


O SR. PRESIDENTE (Valdir Fraga): Damos por abertos os trabalhos da presente Sessão Solene em homenagem ao Dr. Sérgio Luiz Worm Sperb. Sentimo-nos muito honrados com sua presença e por outorgar-lhe este título em nome da cidade de Porto Alegre, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Esta homenagem foi requerida pelo Ver. Jaques Machado e aprovada pela unanimidade dos Vereadores desta Casa.

Cabe-nos ressaltar o trabalho desenvolvido pelo nosso homenageado junto ao Banco de Olhos, Sopão Comunitário, Hospital da Criança Santo Antônio e, também, em eventos festivos como a Páscoa e o Natal do 4º Distrito.

Passamos a palavra ao Ver. Jaques Machado, autor do Projeto, que outorga o título de Cidadão Emérito ao Dr. Sérgio Luiz Sperb.

 

O SR. JAQUES MACHADO: Sr. Presidente, Cidadão Emérito, Srs. Convidados, neste momento temos a grande satisfação de homenagear uma pessoa que prestou serviços, e continua prestando, à comunidade porto-alegrense. Quando se solicita a outorga de um título é preciso que se explique o porquê. Na exposição de motivos deste título está a explicação. É com satisfação que faço a leitura da referida Exposição de Motivos. (Lê.)

“São poucos os cidadãos de Porto Alegre que alcançam a notoriedade e o reconhecimento somente reservados às autênticas lideranças comunitárias. Existe um conjunto de qualificações pessoais que desenha o perfil de homens que se destacam em meio à coletividade, mercê de um trabalho profícuo e abnegado. É o caso do ilustre cidadão Sérgio Luiz Worm Sperb, estreitamente integrado às atividades comunitárias de nossa Capital, através de sua participação atuante junto à Associação dos Amigos do 4º Distrito. Sua visão e experiência de empresário bem sucedido têm sido de grande valia na consecução dos objetivos sociais e filantrópicos daquela entidade. Assim, sua contribuição tem sido relevante na promoção de campanhas meritórias, tais como, a do ‘Agasalho’, do ‘Hospital da Criança Santo Antônio’, do ‘Banco de Olhos’, do ‘Sopão Comunitário’ ou de eventos festivos, como a ‘Parada da Mocidade’, ‘Páscoa’ e ‘Natal do 4º Distrito’ e ‘Festa de Nossa Senhora dos Navegantes’. Além disso, vem participando, junto aos estabelecimentos de ensino, clubes sociais e esportivos, de todas as iniciativas patrocinadas pela Associação que visem a beneficiar a comunidade. No esporte, destacou-se na natação, como atleta do Grêmio Náutico União, tendo batido o recorde estadual da modalidade ‘costas’, que perdurou durante muitos anos e, com isso levando as cores do Rio Grande do Sul, pelo Brasil inteiro.

Sua atuação empresarial bem sucedida na direção de organizações como ‘Vale Restaurante do Brasil’ e ‘Factum – Faturização Empresarial’ são também a expressão de um talento privilegiado. Tais empresas, hoje espalhadas por todo o território nacional, se constituem em pólos de absorção de mão-de-obra que beneficia centenas de profissionais do ramo, valorizando a qualificação dos gaúchos no setor. Por tamanha bagagem sócio-comunitária e econômica, percebe-se as sobradas credenciais que o habilitam à honra de conquistar o título de ‘Cidadão Emérito’, a ser conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, que ora propomos.” Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Solicitamos ao Ver. Jaques Machado que proceda à entrega do Diploma ao nosso homenageado.

 

(O Sr. Jaques Machado faz a entrega do Diploma.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE: Com a palavra, o nosso Cidadão Emérito.

O SR. SÉRGIO LUIZ WORM SPERB: Sr. Presidente, Ver. Jaques Machado, meus amigos, minha querida esposa, certamente não tenho a verbosidade dos nossos representantes, mas algumas palavras gostaria de transmitir aos Senhores. Em primeiro lugar, fico agradecido pela honraria que me é concedida e gostaria de colocar que procuro fazer o melhor que posso por Porto Alegre e, conseqüentemente, pelo Estado do Rio Grande do Sul. Com isso, acredito estar contribuindo com uma significativa parcela para o desenvolvimento do nosso Estado. Quero expressar que é bom ter amigos que se lembram da gente e que reconhecem o trabalho que se faz.

Agradeço esta homenagem, sinto-me lisonjeado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Nossos cumprimentos ao novo Cidadão Emérito e à sua digníssima esposa.

Nada mais havendo a tratar, encerramos os trabalhos da presente Sessão.

 

(Levanta-se a Sessão às 18h20min.)

 

* * * * *